Kit de Desenvolvimento em IoT


No dia 12 de setembro, os professores da ETEC Pedro Ferreira Alves, tiveram a oportunidade de conhecer um "Kit de Desenvolvimento em IoT".

Recebemos a visita dos Engenheiros Vitor Queiroz, mestre em Redes de Sensores e Doutorando na Unicamp; e Guilherme Lopes da Silva, doutorando na Unicamp para apresentação de uma inovadora plataforma de desenvolvimento que pode contribuir na formação dos alunos do Centro Paula Souza.

Tal plataforma pode simular uma rede de sensoriamento industrial em uma linha de processo, podendo ser aplicada diversos tipos de sensores, tais como: temperatura, nível, umidade, sensores óticos, capacitivos, indutivos, entre outros, para informar as diversas condições nas linhas de processos e montagens. Os dados monitorados pelo sistema é trabalhado em um hardware reduzido chamado Rapberry Pi e oferecido aos usuários em forma de supervisão ou simplesmente como monitoramento.

Essa plataforma pode ser acessada localmente ou através da nuvem, podendo ser acessadas de qualquer local ligado à internet.

Em parceria com o a ETEC de Mogi Mirim, os desenvolvedores foram convidados a participar da ExpoETE, exposição que conta com a participação de diversas empresas da região e com contribuição de trabalhos de alunos, e acontecerá em novembro na própria escola.

Participaram desta apresentação o coordenador do eixo da indústria, o engenheiro Rafael Ronchi, o coordenador de informática Sr. Catini, e os professores do Centro Paula Sousa engenheiros Ederson Silva e Thiago Raimundo, Leandro Bordgnon, entre outros.

#IoT #InternetdasCoisas #Indústria40

Posts Recentes

© 2017 - Engenheiro Thiago H. A. Raimundo                         CONTATO: (19) 99729.2933                 E-MAIL: institutocapacitasp@gmail.com